sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Receita para o final de semana: Grattachecca di Melagrana (ou Raspadinha de Romã!)

Garimpando receitas em uma antiga revista GOSTO, fiquei com água na boca ao ver a foto da Grattachecca di Melagrana, ainda mais nesse calor que tem feito nos últimos dias...
 A receita é do chef Marco Renzetti da Osteria del Pettirosso, que ele afirma integrar a tradição de sua cidade natal (Roma), desde os anos 30 pelo menos, quando preparadas nas ruas por donos de carrinhos ambulantes.

INGREDIENTES:
2 romãs
60g de açúcar refinado
1 kg de gelo
150ml de prosecco

MONTAGEM:
4 cascas de romãs (ou taças)
1. Abra as romãs e retire os grãos, reservando 1/4 deles para a montagem da grattachecca. Reserve também as cascas de romãs.
2. Coloque os grãos de romã (que não foram reservados) numa frigideira, com açúcar e algumas colheres de água. Cozinhe por 10 minutos em fogo brando e depois passe um chinois (coador em forma de funil). O líquido obtido deverá ser, caso necessário, reduzido em fogo baixo, até atingir a consistência de um xarope. Reserve.
3. Bata o gelo no liquidificador, com metade do prosecco. O gelo deverá atingir uma consistência de neve homogênea. Se for necessário, coloque um pouco mais de prosecco.
4. Monte o gelo moído com o prosecco, dentro das cascas da romãs ou taças.
5. Salpique com os grãos de romã que estavam reservados e incorpore o xarope em temperatura ambiente.
6. Sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de mandar um email para o contato@lepetitvert.com.br com as suas dúvidas e comentários! Nem sempre estamos ligados aqui no Blog! :)