DICAS VERDES

DICAS DE PLANTIO

ERVAS E TEMPEROS


Como plantar mudas de ervas e temperos?
Você vai precisar:
- vaso
- areia
- terra preparada (mistura pronta de areia, terra e adubo orgânico)
- argila expandida
- mudas de ervas e temperos
- regador

Como fazer:
1. Saiba o tamanho que a muda atingirá e compre o vaso certo – no mínimo, um número 3 (grande). Cultive só uma espécie por vaso.
2. Forre o fundo com pedras de construção ou argila expandida (o suficiente para cobrir os furos). Acrescente areia até cobrir as pedras, o que facilita a drenagem.
3. Misture duas partes de terra, uma de húmus e uma de areia e coloque por cima. Então acomode a muda.
4. Acrescente o restante de terra, enchendo o vaso até dois dedos abaixo da borda.
5. Regue a muda, deixando-a três dias na sombra. Depois, é só levá-la ao sol, que deve incidir sobre a planta pelo menos 3 horas diárias.
6. As regas devem ser regulares, observando-se a umidade do solo do vaso (que deve estar úmido e não encharcado).
*foto  http://www.revistacasaejardim.globo.com/

ÁRVORES

Como plantar mudas de árvores?

NO VASO
Você vai precisar:

- vaso
- areia
- terra preparada (mistura pronta de areia, terra e adubo orgânico)
- argila expandida
- mudas de árvores
- casca e pinus ou cascalho para acabamento
- regador
OBS: A raiz da muda irá se desenvolver nos limites do tamanho do vaso escolhido. Assim, verifique qual o porte que pretende dar à sua árvore no momento da escolha do vaso, analisando o espaço que tem para o seu desenvolvimento.



Como fazer:
1. Corte as raízes que estão para fora do saquinho ou tubete em que está a muda, a fim de estimular seu crescimento.
2. Forre o fundo do vaso com pedras de construção ou argila expandida (o suficiente para cobrir os furos). Acrescente areia até cobrir as pedras, o que facilita a drenagem.
3. Preencha o fundo do vaso com a terra adubada em altura adeaquada para acomodar o torrão com as raízes (a base do caule deverá ficar no mesmo nível do solo).
4. Retire a muda do vaso plástico, do tubete ou do saquinho com cuidado, segurando o tronco e preservando o torrão com as raízes sem desmanchá-lo.
5. Posicione a árvore no centro do vaso e verifique se o tronco está ereto, bem como se a base do caule está no nível adequado (dois dedos abaixo da borda do vaso).
6. Complete o vaso com terra, apertando levemente o torrão para assentá-lo melhor no vaso.
7. Coloque as cascas de pinus ou cascalhos para dar o acabamento desejado.
8. Regue abundantemente para promover a pega da árvore (as regas devem ser regulares, observando-se a umidade do solo - que deve estar úmido e não encharcado).

NO JARDIM, NA CALÇADA, NA PRAÇA...
Você vai precisar:
- pá
- terra preparada (mistura pronta de areia, terra e adubo orgânico)
- mudas de árvores
- regador
OBS: para plantar em locais públicos, é adequado que a muda tenha o porte de no mínimo 1,5 m de altura, bem como que seja verificado junto ao órgão público responsável pela região, se aquele local poderá permitir o crescimento pleno da árvore.
 
Como fazer:
1. Corte as raízes que estão para fora do saquinho ou tubete em que está a muda, a fim de estimular seu crescimento.
2. Cave um grande buraco no local escolhido para acomodar a muda, após avaliar as possibilidades do ambiente onde está sendo realizado o plantio.
3. Misture a terra retirada do local com a terra adubada e preencha o fundo da cova com a altura adequada para acomodar o torrão com as raízes (a base do caule deverá ficar no mesmo nível do solo).
4. Retire a muda do vaso plástico, do tubete ou do saquinho com cuidado, segurando o tronco e preservando o torrão com as raízes sem desmanchá-lo.
5. Posicione a muda no centro do buraco e verifique se o tronco está ereto, bem como se a base do caule está no nível adequado.
6. Complete o buraco com terra, apertando levemente o torrão para assentá-lo melhor.
7. Regue abundantemente para promover a pega da árvore (as regas devem ser regulares, observando-se a umidade do solo)

DICAS DE CUIDADOS 
 ERVAS E TEMPEROS

Cuidando do Alecrim (Rosmarinus officinalis)
O alecrim é um arbusto perene, que floresce quase todo o ano e não necessita de cuidados especiais nos jardins. O alecrim gosta de muita luminosidade, tem preferência pelo calor e gosta de um solo bem drenado. Deve ser regado de duas a três vezes por semana, ou quando a terra estiver seca. Suas folhas podem ser colhidas durante o ano todo, conforme a necessidade.

Cuidando da Arruda (Ruta graveolens)
Arbusto de até 1 metro de altura. O povo acredita que tenha virtudes mágicas: dá sorte, espanta mau-olhado e inveja. Raminhos são colocados no berço dos recém-nascidos para tirar o quebranto. Arbusto perene que gosta de luz plena, do qual são utilizadas suas flores e folhas, que podem ser colhidas 4 meses após o plantio, duas vezes por ano.

Cuidando da Babosa (Aloe Vera)
Arbusto perene que pode medir de 60 cm até 1,5 m. Suas folhas já crescidas (suco), podem ser colhidos durante todo o ano, a partir do primeiro ano de plantio. Gosta e luz plena.

Cuidando da Camomila (Matricaria chamomilla)
Erva anual, prefere os solos férteis e úmidos, e luz plena, mas não tolera o calor excessivo. Suas flores podem ser colhidas de 3 a 4 meses após o plantio.

Cuidando do Capim Santo (Cymbopogon citratus)
Gramínea perene, gosta de todo o tipo de solo, e luz plena. Pode ser colhido 4 meses após o plantio, duas vezes ao ano. Na horta caseira devemos plantar a muda em local bem ensolarado, com a cova de plantio preparada com adubo animal de curral bem decomposto, cerca de 1 kg/cova, misturado com a terra do canteiro.

Cuidando da Erva Cidreira (Melissa officinalis)
Erva perene, é delicada, desenvolvendo-se melhor à sombra, ou se plantada na horta, com exposição para leste, recebendo sombra à tarde. Não gosta de solos encharcados. Suas folhas e inflorescências podem ser colhidas 4 meses após o plantio. Aprecia solo humoso e fértil, bem drenado. Cuidando da Erva Doce (Foenicum vulgare)

Cuidando da Erva Doce (Foeniculum vulgare)
Erva perene, prefere locais ensolarado ou à meia sombra, solo bem drenado e fértil. Os frutos têm a tendência de cair facilmente assim que mudam da cor verde para marrom.

Cuidando da Hortelã Pimenta (Mentha piperita)
Erva perene, desenvolve-se plenamente em solos úmidos e argilosos, e à luz plena. Pode ser colhida 6 meses após o plantio, duas vezes ao ano.

Cuidando da Lavanda (Lavanda officinalis)
Arbusto ou subarbusto, perene ou anual. É uma espécie rústica, não sendo exigente quanto à fertilidade do solo. Deve ser cultivada em solos muito bem-drenados e sob sol pleno. Podem-se realizar podas leves de formação e adubações ricas em fósforo para estimular a floração.
Cuidando do Manjericão (Ocimum basilicum)
Usado em saladas, molhos, recheios, pizzas e em várias massas, ele dá um toque especial aos pratos e, pode ser cultivado até em vasos. Ambientes com muita luminosidade e regas regulares são os preferidos para o desenvolvimento da planta, que pode chegar a produzir por até três anos. Pode ser colhido a cada 60 dias, mas cuidado - faça o primeiro corte somente após três meses do plantio. Ele deve ser a 40 centímetros do nível do solo.

Cuidando do Orégano (Origanum vulgare)

Planta herbácea rasteira de caule flexível e folhas pequenas verdes ou variegadas de creme, perfumadas. É cultivada como tempero de pratos salgados. Necessita de sol e solo bem rico em material orgânico.

Cuidando das Pimentas
A pimenteira não resiste por muito tempo em solos extremamente áridos, mas também não suporta solos encharcados. Ao irrigar, derrame a água apenas na terra ao redor da planta, nunca em seus frutos e folhas. As pimenteiras requerem muita luz para desenvolverem-se de forma plena e saudável, devendo ser evitada a exposição direta e excessiva da luz solar entre os horários das 10:30h às 16:30h.
Cuidando da Salsa (Petroselinum crispum)
A salsa ou salsinha é uma planta herbácea bienal, podendo-se também cultivar como anual, indicada para regiões de clima ameno, desenvolvendo-se melhor sob temperaturas entre 8 e 22ºC. Alcança 15 cm de altura , e é pouco exigente em fertilidade, preferindo solos areno-argilosos, ricos em matéria orgânica, bem drenados e com ph entre 5,5 e 6,8. Exige regas diárias, e sua colheita inicia-se entre 50 e 70 dias, efetuando-se nova colheita a cada 30 dias.

Cuidando do Tomilho-limão (Thymus x citriodorus)
O tomilho gosta de bastante sol, pouca água e solos neutros ou ligeiramente alcalinos. Bom para ser cultivado com o alecrim e lavanda. Deve ser podado logo a seguir à floração, de forma a evitar que lenhifique na base, mantendo-se vigoroso e saudável por muito mais tempo.

ÁRVORES

Cuidando do Ipê Roxo (Tabebuia heptaphylla)
O ipê roxo atinge de 5 a 12 metros de altura.
Gosta de sol moderado e terra úmida.  A frutificação após o plantio leva de 5 a 7 anos para ocorrer. Florescem no período de junho à setembro.
Cuidando da Jabuticabeira (Myrciaria cauliflora)
É uma das árvores frutíferas mais cultivadas em pomares domésticos desde o Brasil colônia, inclusive em apartamentos. Nativa brasileira, possui flores brancas que surgem diretamente do caule. Floresce duas vezes ao ano, de julho a agosto e de novembro a dezembro, e sua frutificação é abundante, cobrindo de frutos o tronco e os galhos.  
A planta pode dar 2 a 3 floradas/ano, cresce de 3 até 15 m de altura, gosta de sol e de muita água, e não aprecia ventos fortes.
Cuidando da Minirromã (Punica granatum)
Muito cultivada em apartamentos, a minirromã atinge até 1,5 m de altura.
Essa espécie gosta de sol (4 horas por dia), e de terra úmida (regar em dias alternados, ou sempre que a terra estiver seca).
As flores tronam-se os frutos, que podem ser colhidos e utilizados na alimentação. 
Cuidando do Palmito Jussara (Euterpe Edulis)
A Palmeira Jussara é uma árvore nativa da mata atlântica brasileira, famosa no sul e sudeste do Brasil pela exploração do seu palmito, e também por seu fruto, muito semelhante do seu primo-irmão açaí. Pode atingir até 20 m de altura na idade adulta.
Possui um curto ciclo para a produtividade (6-7 anos), e precisa de um ambiente sombreado e úmido para crescer.
Cuidando da Pitangueira (Eugenia uniflora)
Originária da Mata Atlântica brasileira, a floração da pitangueira é abundante, branca e perfumada, e ocorre de agosto a novembro. O período de frutificação varia de outubro a janeiro.
A pitangueira produz frutos duas vezes por ano, e torna-se safreira aos 6 anos. Pode atingir de 5 a 12 metros de altura. Gosta de sol moderado e de terra úmida, e é muito cultivada em apartamentos.

PODAS
Podem ser feitas podas regulares com a finalidade de orientar a direção e crescimento da muda. Por ocasião de transplante, é interessante podar as flores das árvores ou ervas, a fim de que todas as energias da muda se concentrem na "pega" da muda.

ADUBAÇÃO
A adubação tem a finalidade de repor os nutrientes da terra, e ajudar no crescimento da muda. Existem adubos mais adequados para frutas e flores, bem como para raízes e caule. Verifique antes de comprar!
Pesquisando, a Le Petit Vert encontrou dicas de especialistas sobre compostagem, fertilizantes e cuidados para fazer suas plantas crescerem fortes e saudáveis e ficarem bonitas o ano todo:

- A compostagem é um método já conhecido e fácil de fazer em casa com a transformação de restos de alimentos em adubo natural. Cascas de frutas, legumes e verduras, coadores de café, saquinhos de chá, casca de batata, são exemplos de alimentos que podem ser utilizados para sua produção. Esses adubos naturais são excelentes repositores de nutrientes e sais minerais para as plantas, vasos e jardins;
- Se usar fertilizantes foliares, aqueles diluídos em água e borrifados nas folhas, nunca os aplique em plantas que recebem sol diretamente; deixe para aplicar o produto no fim da tarde (a partir das 16h) ou passe o vaso para um local sombreado por dois a três dias. Assim, os sais serão absorvidos pelas folhas junto com a água, caso contrário, o sol evapora e a água concentra os sais nas folhas, provocando queimaduras, desidratação, ou manchas nas folhas;
- Dê preferência sempre a fertilizantes orgânicos, tais como: pó de serra, lodo de cervejaria, terra infusória, aparas de grama, carvão, biofortificação e dejetos de cavalos já curtidos (para não haver queima do colo da planta em decorrência de sua fermentação);
- Se você nunca usou fertilizantes minerais concentrados (NPK), dê preferência àqueles com baixa solubilidade em água, tais como: Fosfato Natural de Araxá, Torta de Mamona, Hiperfosfato de Gafsa (fonte de fósforo e micronutrientes) e o Sulfato de Potássio. Caso ocorra uma superdosagem, os danos causados por esses produtos são menores, visto que sua solubilidade é menor e a liberação dos sais é mais lenta. Lembrando que o nitrogênio (N) é importante para o crescimento das folhas, o fósforo (P) para o enraizamento e o potássio (K) para o florescimento/frutificação;
- Excrementos de pássaros e cascas de maçãs são bons para plantas que não querem florescer. Para isso, coloque vários pedaços ao redor da terra e cubra o vaso com plástico durante quatro semanas;
- Adube com fertilizantes minerais quando as plantas já estão estabelecidas. Antes disso é mais recomendado usar esterco de gado ou de galinha, ou ainda húmus de minhoca;
- Utilize terra vegetal (rica em material orgânico) misturada com a terra do jardim quando iniciar o plantio, e adube com 20 a 30 cm de profundidade;
- Adube mensalmente, mas evite as temperaturas mais frias, como o período de maio a julho, especialmente pouco antes e depois da floração. Se a planta é adubada nesse período, pode perder os botões florais. Uma vez que tenham aparecido os frutos, o processo pode recomeçar.


CURIOSIDADES
- Na hora de plantar, misture terra vegetal com a do jardim e adube com 20 a 30 cm de profundidade;
- Folhas de chá que ficam no fundo da chaleira podem ser borrifadas em plantas de vaso, fornecendo doses de oligoelementos (microminerais);
- Pregos, parafusos e outros artefatos ferrosos, quando colocados na terra, liberam óxido de ferro, que é de grande utilidade para as plantas;
- Casca de ovo é ótimo para orquídeas. Basta colocá-las em uma garrafa, acrescentar água e regar a planta com a mistura;
- Água de aquário ou de jarras que contiveram flores e cinzas de lareiras são ricas em potássio e fósforo;
- Tabaco é um dos melhores adubos para roseiras. Deixe na água por oito dias, coe e regue a planta;
- Farinha de osso é bom para plantas em época da floração;
- Pequenas quantidades de vinho favorecem o crescimento das plantas.

Fontes: Gigi Botelho (Paisagista), Murilo Cesar Starke da Cunha (Mestre em Adubação de Culturas pela UNESP de Ilha Solteira), Rafaela Antunes (Arquiteta da RMA Arquitetura & Interiores), Rhuanito Soranz Ferrarezi (Engenheiro Agrônomo) -
http://casaeimoveis.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/08/25/saiba-como-manter-um-jardim-saudavel-com-dicas-praticas-de-adubacao.jhtm