sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Receita para o final de semana - Crepe Manjericão

Tempo de Preparo: Médio - 1 hora + 30 minutos para a massa repousar
Rendimento: 20 unidades
Dificuldade de preparo: Médio
Custo aproximado: Médio

Ingredientes para a massa:3 xícaras (chá) de leite ou água
6 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colh (chá) de sal
¼ de xícara (chá) de azeite de oliva virgem espanhol
um pouco de azeite de oliva virgem espanhol para fritar

Ingredientes para o recheio:
10 tomates vermelhos e maduros
2 dentes de alho inteiros e sem casca
30 raminhos de manjericão
20 bolas de mussarela de búfala cortadas em 4 partes
sal e pimenta-do-reino
azeite de oliva virgem espanhol

Modo de preparo da massa:
Coloque o leite, os ovos, a farinha, o sal e o azeite numa tigela média, misture com um batedor de arame até obter uma massa lisa, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Em seguida, aqueça um fio de azeite numa frigideira anti-aderente de 18 cm, despeje mais ou menos ¼ de xícara (chá) de massa e movimente a frigideira bem rápido para espalhar e conseguir um crepe fininho e uniforme. Espere dourar nas bordas, vire para dourar do outro lado, transfira para um prato e prepare outro, juntando mais um pouquinho de azeite se os crepes começarem a grudar. Se quiser, prepare os crepes na véspera e guarde na geladeira, ou congele por até 2 meses e aqueça na frigideira ou no microondas antes de servir.

Modo de preparo do recheio:
Aqueça o forno a 160ºC (médio-baixo), corte os tomates em 4 partes de comprido, descarte as sementes e coloque num refratário médio com o alho, sal, pimenta, 10 ramos de manjericão e regue com azeite. Asse por mais ou menos 1 hora, até que o tomate esteja macio e perfumado. Retire do forno, espere amornar, descarte as ervas murchas e os dentes de alho, solte e descarte as peles dos tomates e reserve o caldinho da assadeira. Unte com azeite um refratário médio e aumente a temperatura do forno para 220ºC (alto). No centro de cada crepe espalhe 4 pedaços de tomate, 4 de mussarela, 2 raminhos de manjericão e depois enrole como um charuto ou coloque o recheio em um canto do crepe e dobre como um leque.
Transfira para o refratário. Regue os crepes com o caldinho da assadeira (e, se necessário, junte mais um fio de azeite).
Leve os crepes ao forno por uns 10 minutos, apenas o bastante para aquecer e derreter a mussarela.


Fonte: Heloisa Bacellar - chef do restaurante Lá da Venda - http://basilico.uol.com.br/225-receitas-CREPES-COM-MUSSARELA-TOMATE-E-MANJERICAO

2 comentários:

  1. Vc vai fazer a receita para a gente no finde ou só fornecer o manjericão? rs bj, Ka

    ResponderExcluir
  2. O manjericão já está na mão!!! E acho que eu dou conta de cumprir a receita! ;)

    ResponderExcluir

Não deixe de mandar um email para o contato@lepetitvert.com.br com as suas dúvidas e comentários! Nem sempre estamos ligados aqui no Blog! :)