quarta-feira, 8 de setembro de 2010

ROSH HASHANÁ - Tradição e Romãs

Com a chegada das grandes festas, costumes e tradições são lembrados também na cozinha... No dia de hoje, os judeus iniciam a comemoração do Rosh Hashaná, o ano novo do calendário judaico.
Durante essa festividade, pega-se metade de uma romã e fala-se "Que seja o “Seu” desejo que nosso méritos sejam tão numerosos quanto as sementes desta romã". A explicação é bem interessante: A Tora nos ordena 613 mandamentos – 248 positivos (como os ossos de nosso corpo), e 365 negativos (como os dias do ano). Bem, estima-se que uma romã média tenha 613 sementes. Ao comer um pedacinho de romã, estamos expressando nosso desejo intrínseco de cumprir os 613 mandamentos. O escritor Joan Nathan, autor do livro "The Jewish Holiday Kitchen", pacientemente contou as sementes de 12 romãs e chegou à conclusão de que uma romã tem mais de 600 e menos de 620 sementes, o que comprova razoavelmente o costume.

Por Breno Lerner, superintendente da Editora Melhoramentos e autor de "A Cozinha Judaica"

* fonte http://basilico.uol.com.br/1756-artigos-ROSH-HASHANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de mandar um email para o contato@lepetitvert.com.br com as suas dúvidas e comentários! Nem sempre estamos ligados aqui no Blog! :)