quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A força das plantas - Flores em Chernobyl

Em 1986, um desastre nuclear ocorrido na usina de energia de Chernobyl (cidade ao norte da Ucrânia) fez com que inúmeras partículas radioativas fossem espalhadas no ar, se infiltrando no solo ao redor.

Apesar do desastre, algumas plantas da região parecem ter se adaptado bem, florescendo no solo contaminado, o que de acordo com relatos de pesquisadores na revista “Environmental Science and Technology”, acontece por conta de alterações nos níveis de proteínas das plantas.

“Se você visita a região, nem parece que aconteceu algo de ruim ali”, disse Martin Hajduch, um dos autores do estudo e geneticista de plantas na Academia Eslovaca de Ciências, na Eslováquia. “De alguma forma, as plantas conseguiram se adaptar à radioatividade; nós queríamos entender que tipo de alteração molecular estava ocorrendo”.

Os pesquisadores acreditam que essas alterações protéicas possam ser um mecanismo de defesa, permitindo que as plantas se protejam melhor contra a radiação - mas acreditam que apesar da aparência saudável, elas podem não ser boas o bastante para consumo.

* fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/09/28/plantas-proximas-a-chernobyl-se-adaptam-ao-solo-contaminado.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de mandar um email para o contato@lepetitvert.com.br com as suas dúvidas e comentários! Nem sempre estamos ligados aqui no Blog! :)