quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A árvore preferida da minha irmã!

Os Ipês Amarelos (Tabebuia alba) possuem cerca de 30 metros de altura, copa alongada e alargada na base, com raízes de sustentação e absorção vigorosas e profundas.
Os frutos lembram uma vagem, e medem de 15 a 30 cm de comprimento por 1,5 a 2,5 cm de largura. A floração inicia-se no final de agosto, podendo ocorrer alguma variação devido a fenômenos climáticos. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada do ipê amarelo, que ocorre no final da estação.
As flores, que são melíferas e comestíveis, por sua exuberância, atraem abelhas e pássaros, principalmente beija-flores que são importantes agentes polinizadores.
Segundo o IBGE, é uma árvore do Cerrado, Cerradão e Mata Seca, preferindo solos úmidos, com drenagem lenta, em terras de boa à média fertilidade,
As sementes do ipê amarelo são ortodoxas, mantendo a viabilidade natural por até 3 meses. A condução das mudas deve ser feita a pleno sol. A muda atinge cerca de 30 cm em 9 meses, apresentando tolerância ao sol 3 semanas após a germinação.
A germinação ocorre após 30 dias e de 80%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de mandar um email para o contato@lepetitvert.com.br com as suas dúvidas e comentários! Nem sempre estamos ligados aqui no Blog! :)