quarta-feira, 5 de junho de 2013

CPFL - Semana do Meio Ambiente - Lembrancinhas Ecológicas

A CPFL, para comemorar o dia do meio ambiente com seus colaboradores, irá distribuir na data de hoje, 1000 mudinhas de ervas e temperos - pimentas, alecrins, e manjericão roxo e verde!

Querem saber como cuidar das suas plantinhas?

Cuidando do Alecrim
O alecrim é um arbusto perene, que floresce quase todo o ano e não necessita de cuidados especiais nos jardins. O alecrim gosta de muita luminosidade, tem preferência pelo calor e gosta de um solo bem drenado. Deve ser regado de duas a três vezes por semana. Suas folhas podem ser colhidas durante o ano todo, conforme a necessidade. Vai bem na batata, no peixe...
Cuidando do Manjericão
Usado em saladas, molhos, recheios, pizzas e em várias massas, ele dá um toque especial aos pratos e, pode ser cultivado até em vasos. Ambientes com muita luminosidade e regas regulares são os preferidos para o desenvolvimento da planta, que pode chegar a produzir por até três anos. Pode ser colhido a cada 60 dias, mas cuidado - faça o primeiro corte somente após três meses do plantio.
Cuidando das Pimentas
A pimenteira não resiste por muito tempo em solos extremamente áridos, mas também não suporta solos encharcados. Ao irrigar, derrame a água apenas na terra ao redor da planta, nunca em seus frutos e folhas. As pimenteiras requerem muita luz para desenvolverem-se de forma plena e saudável, devendo ser evitada a exposição direta e excessiva ao sol (que seca as pimentinhas!), Quando o fruto estiver bem maduro, pode ser colhido e utilizado para conservas, alimentação... Novas flores irão nascer e novos frutos irão brotar! 

Para replantar vocês irão precisar:
- vaso
- areia
- terra preparada (mistura pronta de areia, terra e adubo orgânico)
- argila expandida
- mudas de ervas e temperos
- regador

Como fazer:
1. Saiba o tamanho que a muda atingirá e compre o vaso certo – no mínimo, um número 3 (grande). Cultive só uma espécie por vaso.
2. Forre o fundo com pedras de construção ou argila expandida (o suficiente para cobrir os furos). Acrescente areia até cobrir as pedras, o que facilita a drenagem.
3. Misture duas partes de terra, uma de húmus e uma de areia e coloque por cima. Então acomode a muda.
4. Acrescente o restante de terra, enchendo o vaso até dois dedos abaixo da borda.
5. Regue a muda, deixando-a três dias na sombra. Depois, é só levá-la ao sol, que deve incidir sobre a planta pelo menos 3 horas diárias.
6. As regas devem ser regulares, observando-se a umidade do solo do vaso (que deve estar úmido e não encharcado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário